Jornal da
Madeira e a Comunicação Paradoxal
Chamou-me à atenção duas recentes paragonas do Jornal da
Madeira (JM) sobre o actual presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF),
Paulo Cafofo: “Cafofo paga 25 mil euros ao Diário por 12 suplementos em 2014”
(JM, 24-01-2014) e “Cafofo encosta Zona Velha à parede” (JM, 29-01-2014).
Estando esses bombásticos títulos inseridos na primeira
página do JM, ouso intuir que os mesmos, mais do que informar, constituíram uma
deliberada intenção denegrir Paulo Cafofo e a atuação do executivo da CMF.
Abstenho-me de comentar a bondade e a pertinência técnica
dessas duas decisões camarárias. Interessa-me, isso sim, analisar o impacto e o
efeito que essas “notícias” produzem junto da audiência do JM.
Vêm-me à memória os axiomas
da comunicação da ”Escola de Palo Alto” e os paradoxos comunicacionais – “contradição
que resulta de uma dedução correta a partir de premissas coerentes”. Acontece
um paradoxo comunicacional quando uma mensagem gera um conflito entre seu
conteúdo formal e o sentido efectivamente percebido. Assim, a troca de
informação que deveria regular o sistema comunicacional põe em conflito as suas
partes (emissor e recetor), provocando uma desordem até certo ponto
irreversível, como nos casos de esquizofrenia, que decorrem de um problema de
metacomunicação: o sujeito já não consegue metacomunicar e, então, entra em
surto delirante.
Todo este “paleio” técnico para dizer que, se era intenção
do JM denegrir Paulo Cafofo com aquelas chamadas de primeira página, então
obtiveram um resultado claramente oposto. Será que existem infiltrados
socialistas no JM a promover o Presidente da Câmara? … Ou será apenas mera
incompetência?
5 comentários:
É isso mesmo , caríssimo. O Efeito é o oposto do pretendido pelo "editor".
Meu Deus! ao ponto que chegou o Jornal da Madeira, na ânsia de agradar ao Chefe. Agora, e sem querer, até promove o Cafofo! Toda a gente concorda com a disciplina das esplanadas (No Corpo Santo era impossível passar uma ambulância numa situação de emergência -o mesmo na Rua de Santa Maria)Mais valia estarem caladinhos! O PSD precisa mesmo de se renovar!
O Paulo Cafofo deve ter um grande amigo no Jornal da Madeira! Só Pode!
Quem será o infiltrado? Quando o Chefe chegar de Bruxelas, alguém vai ficar com as orelhas a arder!
Infiltrado?
Filtrado,por conveniência da refinada política
de secretos desejos....
Enviar um comentário