Ontem (12-03-2014) tive o prazer de assistir à primeira das tertúlias
quinzenais que Miguel Albuquerque vai levar a efeito no âmbito da sua
candidatura à liderança do PSD-M. O tema em discussão: o Turismo.
O orador convidado – Dr. Eduardo Jesus - dava garantias de
que iríamos assistir a uma apresentação de excelência e, diga-se, não defraudou
a assistência. Antes pelo contrário.
Eduardo de Jesus resumiu algumas ideias chave acerca do modelo
estratégico para o Turismo na RAM que vem sendo realizada pela Ordem dos
Economistas. Retive as seguintes ideias principais:
·
Não existe, oficialmente aceite, um Plano
Estratégico para o Turismo a médio/longo prazo, plano esse que definiria de
forma clara os objectivos e as metas para o sector e promovesse uma uniformização da
comunicação promocional do destino;
·
Não existe monitorização oficial sobre o retorno
das diferentes acções empreendidas, quer de promoção quer de animação turística;
·
A intervenção oficial na definição das micro-estratégias
turísticas têm sido mais reativas do que pró-ativas, fazendo com que o destino
Madeira fique dependente de terceiros.
·
Não se sabe ainda quem dever conceber, discutir e
implementar o Plano Estratégico para o Turismo. Não há garantia que os
contributos para uma estratégia de desenvolvimento e crescimento, que vêm sendo
compilados ao longo dos anos pela Ordem dos Economistas venham a ser apreciados
e implementados pelas entidades competentes.
De uma coisa tenho a certeza: se a implementação de um Plano
Estratégico para o Turismo Regional é imperativo para o desenvolvimento do
principal sector da economia regional, também é decisivo a existência de
mecanismos de monitorização e de medição das respectivas acções, por
forma a se poder, em tempo real, corrigir os eventuais desvios ao previamente
planeado.
Fico a aguardar a próxima tertúlia
Rui Pereira de Freitas