quinta-feira, 30 de janeiro de 2014



Jornal da Madeira e a Comunicação Paradoxal

Chamou-me à atenção duas recentes paragonas do Jornal da Madeira (JM) sobre o actual presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Paulo Cafofo: “Cafofo paga 25 mil euros ao Diário por 12 suplementos em 2014” (JM, 24-01-2014) e “Cafofo encosta Zona Velha à parede” (JM, 29-01-2014).


Estando esses bombásticos títulos inseridos na primeira página do JM, ouso intuir que os mesmos, mais do que informar, constituíram uma deliberada intenção denegrir Paulo Cafofo e a atuação do executivo da CMF.


Abstenho-me de comentar a bondade e a pertinência técnica dessas duas decisões camarárias. Interessa-me, isso sim, analisar o impacto e o efeito que essas “notícias” produzem junto da audiência do JM. 


 Vêm-me à memória os axiomas da comunicação da ”Escola de Palo Alto” e os paradoxos comunicacionais – “contradição que resulta de uma dedução correta a partir de premissas coerentes”. Acontece um paradoxo comunicacional quando uma mensagem gera um conflito entre seu conteúdo formal e o sentido efectivamente percebido. Assim, a troca de informação que deveria regular o sistema comunicacional põe em conflito as suas partes (emissor e recetor), provocando uma desordem até certo ponto irreversível, como nos casos de esquizofrenia, que decorrem de um problema de metacomunicação: o sujeito já não consegue metacomunicar e, então, entra em surto delirante.


Todo este “paleio” técnico para dizer que, se era intenção do JM denegrir Paulo Cafofo com aquelas chamadas de primeira página, então obtiveram um resultado claramente oposto. Será que existem infiltrados socialistas no JM a promover o Presidente da Câmara? … Ou será apenas mera incompetência?